quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Mandela denunciou assalto de W.Bush ao petróleo iraquiano

Às vésperas da invasão do Iraque pelos EUA em 2003, o presidente Mandela repudiou a agressão à nação árabe, assinalando que “o que estou condenando um poder, com um presidente [W. Bush] que não tem nenhuma visão, que não consegue pensar direito, agora está querendo mergulhar o mundo num holocausto. Porque os Estados Unidos se comportam de forma tão arrogante? Tudo o que ele quer é o petróleo iraquiano”.
Mandela acrescentou que “é uma tragédia o que está acontecendo, o que Bush está fazendo. Mas Bush está agora minando as Nações Unidas. Se há um país que cometeu atrocidades indescritíveis no mundo, são os Estados Unidos da América. Eles não se importam com os seres humanos. Quem são eles agora para fingir que são os policiais do mundo, aqueles que devem decidir pelo povo do Iraque sobre o que deve ser feito com seu governo e sua liderança”.
O presidente sul-africano, na época, condenou terminantemente qualquer ação contra o governo de Sadam sem uma decisão do Conselho de Segurança da ONU, o que chamou de “ilegal”. “Os Estados Unidos cometeram erros graves na condução de seus negócios exteriores que tiveram repercussões infelizes muito tempo depois de as decisões foram tomadas … Se você olhar para essas questões, chegará à conclusão de que a atitude dos Estados Unidos da América é uma ameaça à paz mundial”.
Mandela disse, ainda, que “nem Bush nem Tony Blair apresentou qualquer evidência de que tais armas existem [no Iraque]. Mas o que sabemos é que Israele tem armas de destruição em massa. Ninguém fala sobre isso. Porque deveria haver um padrão para um país, especialmente porque ele é negro, e outro para outro país, Israel, que é branco”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário