terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Governo concede reajuste menor do que a inflação aos aposentados e pensionistas


O governo concedeu para 2014 o pior reajuste em aposentadorias e pensões dos últimos anos, de acordo com a Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Cobap). O índice, de apenas 5,56% para os benefícios acima do salário mínimo, é menor que a inflação (5,91%).
A manobra utilizada pelo governo desde o ano passado é a de corrigir as aposentadorias pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que não representa um reajuste real aos benefícios.
“O sistema de reajustar pelo INPC só prejudica o aposentado. A correção sempre perde para a realidade dos preços e do reajuste do salário-mínimo, que além da inflação considera o percentual de crescimento do PIB de dois anos antes”, observa o presidente Cobap, Warley Martins. “Esse descompasso entre o reajuste pelo INPC e a vida real já fez com que 372 mil aposentados que antes tinham benefício acima do piso agora estejam recebendo o salário-mínimo. Isso é muito preocupante”, destaca Martins.
A cesta básica apresentou um aumento de 10% em 9 capitais brasileiras. Desta forma, os aposentados, em sua maioria idosos, perdem muito ao não ter seus benefícios ajustados de acordo com os preços.
“Os gastos com remédios, médicos, alimentação aumentam ano a ano, enquanto o reajuste dos benefícios só diminui. A atitude do governo gera revolta e indignação pelo descaso com aqueles que ajudaram a construir o país”, disse o diretor financeiro da Cobap, Nelson Osório.
A entidade inicia, a partir do final do mês, um calendário de mobilizações e manifestações nacionais em defesa dos direitos dos aposentados.
“Não aceitamos que ano a ano diminuam ainda mais as aposentadorias, enquanto lutamos, nos reunimos, fazemos audiências por uma aposentadoria melhor. É vergonhoso que o governo tenha coragem de tirar ainda mais dos nossos benefícios”, disse Martins.
Fonte: Hora do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário