sábado, 5 de abril de 2014

Indústria reduz ritmo e cresce 0,4% em fevereiro sobre janeiro
Influenciada pelo setor de automóveis, a produção industrial brasileira registrou variação positiva de 0,4% em fevereiro sobre o mês anterior, na série livre de influências sazonais, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira (02).
A produção de veículos automotores, que cresceu 7% na passagem de janeiro para fevereiro e acumula expansão de 16,8% nos primeiros dois meses do ano. Os resultados interromperam os sucessivos desempenhos negativos do segmento desde outubro do ano passado, período que acumulou perda de 23,5%.
Vale lembrar que o setor é dominado por empresas multinacionais, que baseiam a sua produção na montagem de veículos com componentes importados de suas matrizes.
A indústria geral acumula ganhos de 4,2% em janeiro e fevereiro, índices que ocorreram após dois meses de queda na produção: -0,4% em novembro e -3,8% em dezembro de 2013. Em janeiro a produção industrial cresceu 2,9%.
Outros 19 dos 27 segmentos industriais pesquisados apresentaram variação positiva em fevereiro. Por outro lado, entre os ramos que reduziram sua produção, a maior importância foi da atividade farmacêutica, com -9,7%, e outros produtos químicos, que decresceram a produção em 3,1%.
No ano, a produção da indústria acumula alta de 1,3%. Em 12 meses, o avanço verificado pelo IBGE é de 1,1%. Com relação à média móvel trimestral, a alta registrada foi de 0,1% no trimestre encerrado em fevereiro, na comparação com o que se encerrou em janeiro.
Segundo análise do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), a indústria conseguiu recuperar o baque do final do ano passado, mas os resultados “ainda são sinais tímidos”.
“Os próximos meses confirmarão se isso está, de fato, ocorrendo”, avalia o instituto.
Fonte: Hora do povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário